Categorias:

Olá pessoal!!! Feriados chegando, vocês estão preparados para viver com atenção plena cada minutinho do descanso que teremos? Ou estão cheios de planos de estudos e trabalho? 

Independente do que farão nos feriados, desejo que aproveitem bem cada minutinho deles.

Agora cliquem no play no final do vídeo e boa leitura!!!

******************

Vídeos ponto com

Resultado de imagem para notebook apple tumblr
Feriados na área, esse mês será bem atípico devido aos dois feriadões que teremos. O que você fará neles?

Umas das hipóteses é colocar em dia os vídeos do Youtube, eu mesma assino diversos canais e nem sempre consigo acompanhar, mas estou melhorando.

Mas se lhe fosse pedido para fazer um relatório, um resumo de cada vídeo visto no Youtube, você conseguiria?
Você conseguiria elaborar dois parágrafos comentando sobre cada vídeo visto?

Eis novamente o assunto da nossa falta de atenção... e ela é provocada pela diversividade de temas, de conteúdo disponível nessa internet que faz parte de nossas vidas. Mas o que você absorve desse conteúdo todo? O que sua vida se beneficia? Quais as mudanças provocadas? Vídeos de canais literários podem lhe dar dicas de bons livros que possam lhe interessar, vídeos sobre canais de moda podem ajudar você a se vestir melhor...enfim, quais são as contribuições que os vídeos que assiste estão lhe trazendo? E mais: você está prestando atenção neles?

O tempo que não temos e que reclamamos que precisamos (quantos de nós não desejou que o dia tivesse 25 horas?) não é provocado pelas 8 horas diárias no trabalho, tampouco pelas 7 ou 8 horas de sono, mas sim pelos 5 minutos mal usados aqui, pelos 30 minutos desperdiçados lá, pelos 5 minutos vendo algo que nem está prestando atenção várias vezes ao dia.
Resultado de imagem para computador tumblr
Nossos cérebros estão sendo mal acostumados a não focar, a não prestar atenção, a não pensar, a não questionar. A facilidade de ter milhares de vídeos pelo Youtube por exemplo faz nossos neurônios ficarem no modo passivo, apenas assistindo e essa é uma forma bem fácil de nossa mente se entediar e sair viajando por aí. 

Se estamos assistindo um vídeo, vamos assistir, prestar atenção!!! Está sem paciência? Então o assunto não é tão interessante quanto você achaa que é, se o sono pegou é porque o seu corpo entrou no modo "na reserva de energia - urgente: recarregue!", se está agitado e não quer esperar ver todo o vídeo então você precisa assistir vídeos sobre concentração e como ter foco isso sim. Precisa é investigar o que está lhe causando ansiedade porque dizer que ansiedade faz parte do mundo moderno é o mesmo que dizer que tem uma doença e não irá ao médico porque todo mundo tem a doença. Ou seja, é atitude de gente que deixou de pensar e está no modo zumbi.
Resultado de imagem para fone de ouvido fofo tumblr
Por favor, não reclamem desse assunto ser debatido mais uma vez aqui (prometo parar), mas treinar a atenção não é papo furado, é procurar por mais qualidade de vida, é se preocupar com a saúde.
Ter atenção na vida é vivê-la de forma plena, é participar da própria vida, é contribuir para o mundo de alguma forma, atenção é aproveitar cada minutinho com a máxima intensidade...



36 Comentários

  1. gostei da sua cronica, eh realmente um tema que deve ser debatido
    sera que estamos gastando o nosso tempo? a resposta de 99% eh sim, mas eu penso que msm que poderiamos estar fazendo algo mais produtivo, temos que ter o nosso ''momento lixo'', ver coisas sem noçao > aqueles videos aleatorios do youtube < para pelo menos distrair a cabeça

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Ludmila, penso como você. Gratidão pelo ótimo comentário.

      Excluir
  2. Mais uma vez, concordo plenamente com um texto seu. Muitas vezes eu escuto música no YouTube porque aí não preciso prestar atenção no vídeo, só preciso ouvir a música mesmo. Quando eu realmente quero assistir um vídeo importante, eu só faço isso quando estou com tempo e paciência pra me concentrar no assunto.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço o mesmo que você Gabriela, adoro ouvir músicas assim não preciso ver o vídeo. E também, quando tempo tempo, presto atenção ao vídeo que eu for ver, acho que é o mínimo que podemos fazer por quem grava e edita...porque dá trabalho. Bjuss

      Excluir
  3. Que texto maravilhoso.
    Ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriele. Que bom que gostou do post. Grande abraço.

      Excluir
  4. eu já desejei que o dia tivesse 25 horas, hehehe, nunca fiz todas essas perguntas e lendo elas agora, não sei se teria todas as respostas, amei a crônica, muito bem escrita beijos

    Taynara Melo
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Taynara! Gratidão pelo elogio e por estar sempre acompanhando meus textos.

      Excluir
  5. Oi Fernanda! Desde pequena eu sempre gostei de fazer várias coisas ao mesmo tempo rsrsrrss e não assisto muito vídeo no Youtube, por incrível que pareça rsrrss Mas realmente reina atenção é algo muito importante, nos ajuda a ter mais foco nas coisas. Excelente texto.


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foco: algo que queremos ter mas não fizemos esforço para conseguir... Gratidão pelo ótimo comentário.

      Excluir
  6. Amei o texto, talvez se o dia tivesse mais horas e a gente não precisasse correr...
    com amor, Bru
    Mania de Bruna
    @wildbru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna. O detalhe não é o dia ter mais horas mas sabermos organizar melhor nosso tempo. Pense nisso. Grande abraço.

      Excluir
  7. Acho que é bom você voltar neste tema e precisamos falar mais sobre ele. Nós não damos a devida para as coisas, coisas das quais fazemos, que de alguma forma está ligada com a gente mesmo. Precisamos prestar mais atenção ao prestar atenção nas coisas, precisamos de focos.
    Adorei seu texto, como adoro os outros e como já disse, é sempre relembrar algo para que fique realmente enfatizado.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela sugestão. EStava pensando em voltar mais no sentido de organizarmos nosso tempo, o que de uma forma ou de outra, entra o acesso às várias redes sociais. Sugestão anotada. Bjuss

      Excluir
  8. Nossa, arrasou. Antes eu era "viciada" em assistir vídeos no Youtube, parecia que já estava no modo automático. Mas agora não consigo mais, é impressionante. Às vezes nem livro consigo, mas tem outras horas que tudo que preciso é ver um bom vídeo ou ler um ótimo livro. Temos dessas coisas rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanho diversos canais mas vejo quando dá tempo. Devo ter mais de 100 notificações de vídeos no meu e-mail dentro de uma pastinha específica...vou vendo conforme dá tempo e eu queira me distrair um pouco. Bjus.

      Excluir
  9. Oi Fernanda,
    Confesso que nem tenho paciência para ver vídeos no youtube, rs.
    Eu me sinto preguiçosa, prefiro ler um texto, sabe?
    Quando estou cansada mesmo, tomo um banho, deito na cama, leio algumas páginas e é como se eu me renovasse.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante Alessandra! Digo isso pois sinto que muitas pessoas tem preguiça de ler... você é o contrário. Adorei!!! Grande bju

      Excluir
  10. Olá Fernanda, tudo bem?
    Eu assisto bastante vídeos no youtube, mas admito que quando é extenso, fico com preguiça.As vezes, nem assisto pra não perder tempo.
    Os dias estão passando rápido demais, precisamos aproveitar bem.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, os vídeo ocupam tempo mesmo...mas que tal reservar uns 20 minutos por dia para o Youtube? Assistirá poucos mas devagarinho verá os vídeos dos canais que gosta. Gratidão por comentar.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nanda!
    Pra mim, ter atenção plena em algo é bem difícil, já que tenho déficit de atenção. Acho que as únicas coisas que me deixam concentrada mesmo são livros.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são uma ótima opção mesmo e é uma grande vitória tu conseguir se concentrar neles. Continue firme. Bju grande

      Excluir
  13. Gostei do post Fernanda. Eu gosto de alguns vídeos, mas confesso que aqueles extensos me dão uma preguiça danada de assistir...haha. Sempre é bom reavaliarmos a nossa vida e as nossas opções para sabermos aproveitar o que ela nos traz de melhor. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da tua análise, precisamos reavaliar nossa vida para aproveitar da melhor forma, vendo os vídeos que realmente nos fazem bem. Gratidão por comentar.

      Excluir
  14. Três feriados, né!! Tenho o primeiro de maio também hahaha yaaay, poderiam ter vários assim. Até que eu tô mais na folga do que com trabalho a fazer, graças. E concordo com o seu tempo, a gente tá sempre tão apressado que nem para pra prestar atenção de verdade nas coisas, nem que seja num simples vídeo do youtube. Estamos fazendo uma coisa, já pensando no que temos pendente, na próxima que teremos que fazer, e por aí vai

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo, horas voando... vou fazer mais textos sobre isso, pretendo passar umas dicas que uso na minha vida, quem sabe vocês aproveitam também? Bju grande

      Excluir
  15. Que reflexão maravilhosa, tento aproveitar ao máximo cada segundo do meu dia! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Kaila, estou com você! Bju grande

      Excluir
  16. Oi Fernanda,

    Hoje em dia o youtube tem de tudo e as vezes pegamos alguns videos para matar o tempo e nem prestamos muita atenção.
    Como você disse atenção é algo muito importante, em tudo para se dizer.


    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter equilíbrio, esse é o ponto fundamental. Gratidão pelo comentário!

      Excluir
  17. Olá, amiga! Adorei esta tua reflexão! Eu amo o YouTube, e gostei de vc ter refletido acerca da importância do foco. Assim como gostamos que as pessoas prestem atenção no que falamos e em nossos próprios vídeos, devemos ter atenção com o que ouvimos e vemos também. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato minha amiga e isso é respeito, respeito com quem gasta tempo gravando (e se arrumando antes no caso de aparecer no vídeo), respeito com quem edita, respeito que é o mesmo que queremos que tenham em nossos vídeos. Gratidão pelo comentário. Bju enorme.

      Excluir
  18. Olá, amiga! Adorei esta tua reflexão! Eu amo o YouTube, e gostei de vc ter refletido acerca da importância do foco. Assim como gostamos que as pessoas prestem atenção no que falamos e em nossos próprios vídeos, devemos ter atenção com o que ouvimos e vemos também. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Pode continuar tratando do tema, pq é bem importante.
    ''Precisa é investigar o que está lhe causando ansiedade porque dizer que ansiedade faz parte do mundo moderno é o mesmo que dizer que tem uma doença e não irá ao médico porque todo mundo tem a doença.''
    Devia estar colado nemas testas ai.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando com várias ideias sobre o assunto, já anotei aqui... vou tentar fazer uma para o mês que vem apesar das crônicas de Junho estarem quase fechadas. Bju enorme.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário!